Cerimônia de abertura da Expo Umuarama é marcada por homenagens e discursos otimistas

Três secretários de Estado, oito deputados, a maioria dos prefeitos da região e várias outras lideranças ligadas ao agronegócio e aos setores comercial e industrial e a entidades de classe e sociais prestigiaram a abertura oficial da 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional, na noite desta quinta-feira (7/3).

Com cerca de 800 convidados, que lotaram o Recinto de Leilões Pedro Lino Gaiari, foi uma das cerimônias mais prestigiadas da história do evento, posicionado entre os maiores da categoria no Sul do Brasil. Os trabalhos foram abertos com sessão de homenagens concedidas pela Assembleia Legislativa do Paraná a 22 personalidades da cidade e região, gerando momentos de muita emoção.

Em seu pronunciamento, o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, disse estar muito feliz com as boas expectativas que a Expo Umuarama prenuncia. “Este início está sendo um sucesso! E assim vai continuar”, exclamou. Em tom de reconhecimento, acrescentou: “Entre diretores, assessores e apoiadores temos uma multidão fazendo a feira acontecer! Junto com os patrocinadores – uma lista enorme, há um batalhão de gente trabalhando com zelo e fé para que o evento seja bem-sucedido do começo ao fim! Só tenho que agradecer!”. ‘Menções Honrosas’ propostas pelo deputado estadual Paulo Rogério do Carmo e Marcio Nunes (licenciado) agraciaram o presidente da Sociedade Rural de Umuarama Milton Gaiari; o ex-presidente da SRU, Sidney Lujan; os empresários e pecuaristas Joaquim Fernandes Martins, João Sala, Maria Rosa Zafanelli, Gerson Bortoli e Mário Gazin; o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, Cláudio Longo; o atleta Ailton Rebelatto; e os agentes sociais Rodrigo Cardoso [Associação de Recuperação de Alcoólatras], Elza Nakano [Projeto Bebê Feliz]; Tayla Bruna da Conceição [Associação de Pais e Amigos dos Autistas] e Genésio Lorenzo da Silva [Coordenadoria de Associações de Moradores de Umuarama e Região].

Na sequência foram entregues as ‘Menções Honrosas’ propostas pelo deputado licenciado e atual Secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. Os homenageados são o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom; o ex-vice-prefeito e produtor rural Sérgio Frederico; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silmara Ruiz; a presidente da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama, Ana Polaquini; o ex-deputado federal Osmar Serraglio; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, Miguel Fuentes Romero; o reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia; e o comunicador Aparecido Aragão Filho.

Liberação de recursos

Outro momento marcante da cerimônia foi o anúncio de liberação de recursos do Governo do Estado para investimentos na região. Documentos foram assinados pelas autoridades sob aplausos dos convidados. Entre as obras contempladas estão pavimentação de estradas rurais.

Em seus discursos, as autoridades enalteceram a importância de eventos como a Expo Umuarama para o desenvolvimento do Paraná. “O Paraná cresceu 7,75% no ano passado, mais que todos os estados brasileiros”, enalteceu o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros. “É o mais sustentável, o mais inovador”, acrescentou, elogiando a contribuição do trabalho das lideranças da região para este resultado. Elogios acentuados também deram o tom do discurso do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que anunciou “um grande projeto de futuro para a região”, voltado para irrigação de lavouras. “Precisamos de lavouras mais produtivas e vamos investir nisso”, mencionou. “Parabéns à Sociedade Rural por promover uma festa tão bonita quanto esta”, arrematou.

Nunes, bastante atuante na região, aproveitou para também destacar os avanços do Paraná e a importância dos recursos liberados para a região. “São muito significativos e, o mais importante, atendem aos anseios da região”, reafirmou. “Trabalhamos para uma região e um Estado cada vez mais forte”, assegurou, ao finalizar seu discurso. Também participaram do palco de autoridades o chefe de gabinete do Governo do Estado, Darlan Scalco; os deputados federais Tião Medeiros, Felipe Francischini, Sergio Souza e Dilceu Sperafico; os deputados estaduais Do Carmo, Gugu Bueno, Soldado Adriano José e Tiago Amaral; o assistente da Itaipu, Roberto Piano; o secretário geral do Codesul, ex-governador Orlando Pessuti; o presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Fernando Scanavaca; o presidente da Amerios, prefeito Juninho; o presidente do Sicredi, Jaime Basso; o comandante do 25º Batalhão da PM, tenente coronel Cláudio Longo; o delegado-chefe da 7ª SPC, Gabriel Menezes; o diretor do Sicoob Arenito, Flávio Sala; e vários vereadores de Umuarama.

Na recepção aos convidados, ao lado do presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, estavam todos os diretores da entidade: Júnior Bastos, André Bonnes, Juarez dos Reis, Márcio Gomes Martins, Elson Tamaio Júnior, Anderson Fernando Cavalari e Angelo Degan.

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima