Encontro da Mulher Trabalhadora Rural na Expo Umuarama reúne cerca de 500 participantes

O sábado foi intenso para as cerca de 500 mulheres que participaram do 21º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural’, que fez parte da agenda de palestras da 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional. Elas chegaram cedo ao Parque Dario Pimenta da Nóbrega para o dia de troca de conhecimento e de interação social.

A programação do evento contou com o ‘Talk-show Destaque Feminino’, um bate-papo com as convidadas Ivone Francisca de Souza, da Fetaep; Rosangela Gil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altônia; Sônia Alves, da Cooperagra; e Eliane Santana, da Coopeler. A mediação foi feita pela jornalista Luíza Lima. A pauta priorizou temas ligados aos desafios e às oportunidades que o empreendedorismo rural aponta, reforçando o quanto a presença da mulher é importante para alavancar o setor.

Informática também entrou na pauta. ‘Mulheres conectadas: ferramentas digitais nos negócios femininos’ foi assunto abordado para conscientizar as participantes sobre a importância da expansão do conhecimento nesta área.

O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, deu as boas-vindas às participantes, mas foi a esposa dele, Madalena Gaiari, a convidada para abrir oficialmente o Encontro. Durante sua fala, ela elogiou a organização do evento e o interesse das mulheres em participar. “Ver esta ‘casa’ cheia é uma satisfação enorme”, exclamou.

A pedagoga Dulce Pozzobom, primeira-dama do município, representou o prefeito Celso Pozzobom e todas as primeiras-damas da Amerios, na cerimônia. Em seu discurso priorizou palavras motivadoras. “Vocês fazem um grande trabalho e muitas vezes não têm noção da dimensão desse trabalho. Percebam este exemplo: ‘criança bem alimentada tem saúde e aprende mais’… então vocês contribuem diretamente para uma formação melhor de todas e consequentemente para a formação de uma sociedade melhor!”

Também fez uso da palavra a vice-presidente da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Ivone Francisca de Souza. “Sou agricultora com muito orgulho”, destacou logo no início de sua fala. “Temos um dia de comemoração, mas desafios o ano todo! Por isso precisamos continuar lutando por mais espaço de liderança na sociedade e por mais respeito pelos nossos direitos, mas também por mais crédito e pela redução dos juros”, alertou.

O deputado federal Zeca Dirceu também se pronunciou. “Vim para reafirmar meu compromisso na luta pela defesa dos direitos das mulheres, pela valorização do que representam para a sociedade, porque celebração não pode ser só com palavras, tem que ser com atitudes que vão transformar a vida de vocês”, mencionou.

Ao saudar as convidadas, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná, engenheiro agrônomo Rafael Meier de Mattos, expressou seu contentamento com as metas alcançadas. “Vocês são especiais pelos alimentos que produzem e por continuarem buscando conquistas para todas as mulheres”, elogiou, agradecendo pela receptividade. “O número de inscrições foi recorde”, comemorou.

Além do IDR-Paraná, que mobilizou sua equipe multiprofissional para organizar o evento, da Sociedade Rural de Umuarama e da Fetaep, foram parceiros do Encontro o Sicredi, a Unipar, as lojas Mania e Casa e Yes! Cosmetics e a indústria Chapéus Mundial.

Todas as participantes ganharam um chapéu [estilo country] da marca umuaramense Mundial. Teve também sorteio de brindes e maquiagem de graça oferecida pela equipe da Yes!, além de oficinas de estética e saúde, oferecidas pela Unipar.

Sobre a Expo Umuarama

Promovida pela Sociedade Rural de Umuarama, a 49ª Expo Umuarama começou na quinta, 7/03, e segue até 17/03. Com seis dias de entrada gratuita e prevendo volume de negócios em torno de 100 milhões de reais, o evento tem na agenda leilões, shows, rodeio, pavilhões da pecuária e estandes da indústria e comércio para visitação, além de muitos outros atrativos. Saiba mais em www.expoumuaramaoficial.com.br

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima