Julgamento da raça Nelore na Expo Umuarama reúne mais de 60 animais Julgamento da raça Nelore na Expo Umuarama reúne mais de 60 animais

Julgamento da raça Nelore na Expo Umuarama reúne mais de 60 animais

Participaram criadores de municípios de todas as regiões do Paraná

O julgamento da Raça Nelore movimentou a Expo Umuarama na tarde de sexta-feira, 21. Vários pecuaristas acompanharam o evento, conduzido por especialistas da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil).

O entra e sai na pista de julgamento Cezare Pozzobom foi intenso e a beleza e robustez dos protagonistas chamaram a atenção. Foram julgados 61 animais, de diferentes idades e procedência, todos frutos da alta tecnologia genética.

Vieram à Expo Umuarama exemplares de criatórios de Foz do Jordão, São Jorge do Oeste, São Pedro do Paraná, Colorado, Telêmaco Borba, Ortigueira, Reserva e Assaí, além de Umuarama. O juiz foi o zootecnista Horácio Alves Ferreira Neto.

Como de praxe, ele avaliou as características genealógicas e de temperamento. Imponência, vigor, ossatura leve, musculatura compacta e bem distribuída e docilidade são alguns dos adjetivos ressaltados.

No quesito ‘Posição Expositor’ e ‘Posição Criador’, a Fazenda Marília, de Colorado, do pecuarista Fernando Nery de Barros Rodrigues, alcançou os maiores índices: 792 e 768 [máximo mil], respectivamente.

O ‘Grande Campeã’ foi o touro Mustang, do Rancho 1M, de Foz do Jordão; ele pesa 800 quilos. E a ‘Grande Campeã’ foi Evidência, da Fazenda Nelore Contatto, de Telêmaco Borba; ela pesa 588 quilos.

O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, salienta a importância do julgamento na Expo Umuarama: “Já é uma tradição da Expo Umuarama manter o julgamento da raça Nelore, que é a que prevalece na nossa região e no Paraná”.

Assim, segundo ele, a Expo Umuarama colabora para valorização dos investimentos em genética, essencial para o aprimoramento da raça, fator que faz avançar a qualidade dos rebanhos.

O presidente lembra ainda que o evento incentiva a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes: “A premiação dos melhores animais não apenas reconhece o trabalho árduo dos criadores, mas também impulsiona o mercado ao destacar padrões de qualidade que influenciam diretamente na produtividade e na rentabilidade da pecuária”.

Rodeio da Expo Umuarama supera expectativas e se consolida como um dos melhores do Paraná

Rodeio da Expo Umuarama supera expectativas e se consolida como um dos melhores do Paraná

Morre Natal Fenato, empresário e ex-presidente da Sociedade Rural de Umuarama

Morre Natal Fenato, empresário e ex-presidente da Sociedade Rural de Umuarama

Julgamento de vacas na Expo Umuarama promove melhoria genética na produção de leite

Julgamento de vacas na Expo Umuarama promove melhoria genética na produção de leite