Julgamento de ovinos movimentou a Expo Umuarama na tarde desta sexta

Para o crivo do jurado, entrou na pista a raça Texel; a grande campeã pertence a uma cabanha de Maringá

Na tarde desta sexta, 15, organizadores da 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional deram o ‘start’ no calendário de julgamento de animais, evento que valoriza a agenda do setor pecuário da feira.
Ovinos da raça Texel foram os primeiros a desfilar na pista da Expo Umuarama. Dois criadores – de Maringá e de Santa Rosa – trouxeram 22 animais para serem avaliados. Todos são de alta linhagem genética: machos e fêmeas doadores de sêmen e de óvulos.
O professor universitário e médico veterinário de Londrina, Luiz Fernando Cunha Filho, foi o jurado. Ele é inspetor técnico da Arco – Associação Brasileira de Criadores de Ovinos há mais de 15 anos. Depois de criteriosa avaliação, ele anunciou a grande campeã, que pertence à cabanha Gran Reserva, de Maringá.
“Fiquei muito feliz com o prêmio, porque representa o reconhecimento do bom trabalho que desenvolvemos em melhoramento genético”, disse o proprietário Sérgio Takahashi. “Um animal premiado sempre dá mais retorno financeiro para nós”, acrescentou.
O evento teve a chancela da Ovinopar – Associação Paranaense de Criadores de Ovinos. O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, prestigiou o momento da premiação. “O apuro genético de uma raça ganha destaque no mercado e nós da Expo Umuarama temos satisfação em promover julgamentos que mostram a evolução das melhores raças criadas no Paraná”, disse.

Outras raças

Ovinos da raça Dorper – Machos e fêmeas serão julgados neste sábado, 16. Serão 62 animais, de criadores de Rolândia, São Tomé, Braganey, Tapejara, Mandirituba, Jardim Alegre e Umuarama.
Ovinos da raça White Dorper – Também serão julgados neste sábado, 16. São 17 animais, de produtores de Rolândia, Braganey, Colombo e Mandirituba.

Outros julgamentos

Sábado, 9h – Julgamento do gado Nelore.
Sábado, 14h – Julgamento de Conformação leiteira [raças: Holandesa, Jersey, Jersolando e Girolando].

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima