Melhores vacas de leite da região são premiadas na Expo Umuarama

Participaram do julgamento cem vacas, maioria de pequenas propriedades de municípios da região

Para produtores de leite da região de Umuarama, o sábado (16) e a manhã deste domingo (17) foram marcados por fortes emoções. É que aconteceu o ‘Julgamento de conformação leiteira’, evento de destaque do setor pecuário da 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional. A disputa foi bastante acirrada e por isso as comemorações foram cheias de entusiasmo.

Os produtores de leite que se inscreveram para participar são maioria da região. Além de Umuarama, confirmaram presença Iporã, Tuneiras do Oeste, Cianorte, Perobal e Guairaçá [este, do extremo noroeste]. Foram julgadas 100 vacas das raças Holandesa, Jersey, Jersolando, Girolando e Gir. As de melhor performance foram premiadas.

A raça mais concorrida foi a Holandesa [50% das vacas inscritas], no julgamento que teve o olho clínico do juiz Ricardo Mancilha, médico veterinário e um dos nomes mais conceituados do Brasil quando o assunto é reprodução na área da pecuária leiteira.

O produtor que levou mais troféus para casa foi Maicon Candioto: foram onze, em sete das dez categorias avaliadas. As premiadas pertencem ao sítio da família, que mantém 120 cabeças de vacas Holandesas, numa pequena propriedade de Perobal/PR. Metade está em fase adulta, produzindo 1,8 mil litros de leite por dia, vendidos para um laticínio de Icaraíma/PR.

O segredo para tanto sucesso, Candioto credita aos investimentos em melhoramento genético. “Há anos começamos investir para aprimorar a qualidade genética do rebanho! Minha família está há vinte anos nesse ramo”, afirma o produtor. E dá um exemplo: “A Grande Campeão desse torneio [categoria fêmea jovem] foi planejada bem antes de nascer, ou seja, desde a escolha do touro, de excelente padrão, que colocamos para acasalar com uma vaca que já foi campeã, então o resultado foi compensador”.

Com a presença do presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, a cerimônia de entrega dos troféus foi prestigiada pelas famílias dos produtores. Depois todos participaram de um almoço de confraternização.

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima