Na Expo Umuarama, encontro de mulheres resgata o protagonismo das trabalhadoras no meio rural


Cerca de 300 mulheres de Umuarama e região participam na manhã deste sábado (11) do 20º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural, que acontece no parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, dentro da programação da Expo Umuarama 2023.


No encontro, além de orientações importantes na área da agricultura familiar com palestras e discussões, elas também participam de oficinas e uma programação cultural e de serviços de beleza e estética.


Um dos assuntos tratados, o ‘Empreendedorismo na Agroindústria Familiar’, tem o objetivo de despertar uma visão mais empreendedora da sucessão familiar nas propriedades, um tema pouco discutido no campo. 


“Nós percebemos que as propriedades que são menores precisam de uma estratégia para aumentar a densidade de renda para que aconteça a sucessão familiar e, que as famílias, permaneçam no campo. As propriedades que tem agroindústria rendem três vezes mais e as mulheres estão muito presentes neste setor”, explicou a engenheira de alimentos e especialista em estratégia de competição e inovação, Juliana Bittencourt, ao falar sobre a importância do tema para as mulheres.


Para a produtora rural de Tapejara, que trabalha com pecuária leiteira, Maria Isabel da Silva Agostinho, eventos como este são importantes para proporcionar conhecimentos e evitar que as famílias deixem as propriedades rurais para irem para as cidades. 


“Antes eu conversava com meu esposo e achava que tínhamos que vender para ir para a cidade, depois que eu participei de um curso da rural, eu senti que a agricultura faz parte da minha vida e, até me emociono ao falar sobre isso, porque foi onde eu peguei amor naquilo que nós temos na zona rural”, revelou a trabalhadora.


Segundo a responsável pelo setor agropecuário e de eventos secundários da Expo Umuarama, Cleusa Santos, histórias como a de dona Maria Isabel, mostram que os eventos promovidos pela Sociedade Rural de Umuarama (SRU) tem cumprido um importante papel social. 


“Elas saem daqui entendendo que no meio rural podem fazer tudo o que quiserem. Hoje com a internet rural e com a possibilidade de inseri-las em um outro campo, as mulheres conseguem viver no meio rural sendo capacitadas e instruídas” afirma ao destacar que a SRU está há 20 anos cuidando da mulher trabalhadora rural. 


Conforme a coordenadora da Regional Noroeste de Mulheres da Agricultura Familiar, Rozângela Correia Gil, eventos para mulheres da agricultura familiar trazem protagonismo para estas trabalhadoras.


“Com esses eventos as mulheres deixam de ser ‘mulheres 3D’, que são aquelas que ou são filhas de ‘fulano’ ou são esposas de ‘ciclano’ ou são mães de ‘beltrano’. Com estes eventos as mulheres recuperam suas identidades e passam a ser protagonistas, porque muitas vezes elas trabalham mais que os homens e aparecem menos que eles”, pontuou.


*Outras atividades*


Após o almoço, no período da tarde, as participantes terão momentos de informação sobre saúde. A médica dermatologista Georgia Corrêa Salvador falará sobre câncer de pele, um problema que afeta muitas mulheres que trabalham expostas ao Sol. 


Ao final do Encontro, as mulheres serão divididas em grupos. Elas irão visitar a Exposição, conhecer a Fazendinha e participar de uma apresentação musical. Além disso, poderão usufruir de serviços de beleza e estética.


“Essa semana estamos todos com o olhar voltado para a mulher, e a mulher trabalhadora do campo, nem sempre tem um olhar direto para ela. Por isso, o IDR-PR [Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná] se envolve nesta temática para que possamos fazer essa valorização com atividades específicas para elas” detalha o gerente regional do IDR-PR, Rafael Meier de Mattos.


*Realização*


O 20º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural é uma realização da Sociedade Rural de Umuarama (SRU) em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Paraná.


Também estão à frente da iniciativa, bastante tradicional na Expo Umuarama, Unipar (Universidade Paranaense), Sicredi, Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Familiares do Estado do Paraná) e UEM (Universidade Estadual de Maringá). Floricultura Cardim, Chapéus Mundial e Beauty Color são apoiadores.


Assessoria de Imprensa Expo Umuarama