Tarefa concluída: SRU comemora casa cheia e boa movimentação de negócios na Expo Umuarama 2024

Foram onze dias seguidos mostrando o que há de mais atual no universo da pecuária e dos setores de indústria e comércio. A 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional, iniciada na quinta-feira (7/3) e encerrada neste domingo (17/3), atingiu todos os objetivos e atendeu as expectativas da Sociedade Rural de Umuarama, consideradas ousadas.

“Agora, a próxima [edição de 2025], tem que ser melhor ainda”, disse o presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari. “Estamos muito felizes com tudo o que vimos aqui no parque. Foi casa cheia todos dias e nós somos pura gratidão por essa resposta tão bonita da nossa cidade e a imensa região, incluindo o Mato Grosso do Sul e o Paraguai”, destacou.

Vitrine do agro, a Expo Umuarama reuniu, para mostrar ao público e aos criadores, exemplares de alta linhagem genética. Entre as melhores e mais valorizadas raças do Brasil, estavam Nelore, Purunã, Senepol e Tabapuã [gado de corte]; Holandês, Jersey, Jersolando, Girolando e Gir [gado de leite]; Texel, Dorper e White Dorper [ovinos]; Murrah [bubalinos] e Boer [caprinos]. No pavilhão do Nelore chamou a atenção os malhados, representando a nova variedade de pelagem que surge na região.

Do fluxo de dez mil cabeças de animais, a maioria foi para os leilões. Teve os que foram a julgamento e os comercializados diretamente nas baias, no chamado ‘Shoppings de Touros’. “A cada ano nos reafirmamos ainda mais no papel de difusores do que há de mais novo no cenário da agropecuária, da agroindústria e de vários outros setores”, comemorou Gaiari.

Exemplos não faltam. O setor de máquinas agrícolas expostas reluzia modernidade. A imponência tecnológica das colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, tratores e tantos outros foi um show à parte, com presença de marcas como Massey Ferguson, Valtra e John Deere. Os expositores capricharam nas apresentações e conseguiram fechar bons negócios.

“Tivemos a oportunidade de mostrar o portfólio mais completo dos nossos produtos, aproveitando a Expo também para divulgar que entramos no programa do Governo Estadual na modalidade ‘trator solidário’ com o modelo A800; recebemos vários clientes, de diversas regiões, prospectamos vários negócios e fechamos outros”, conta Alex Nitta, gerente da Kato Tratores.

Setor automotivo

O setor de camionetes e carros de passeio também chamou a atenção dos visitantes pela diversidade e arrojo dos modelos. As concessionárias tradicionais da cidade ofereceram várias opções das linhas luxo e de entrada. Destaque para os modelos mais mais cobiçados da Volkswagem, Ford, Fiat, Renault Mitsubishi, Jeep, Ram e GWM.

No espaço vizinho estava a Yza Náutica, expondo lanchas [uma delas, a Pootum, com capacidade para 26 pessoas a bordo] e quadriciclos motorizados. A GWM apresentou os vanguardistas carros híbridos, que disputaram olhares curiosos. Pela primeira vez na Expo Umuarama, a marca trouxe os modelos Ora [100% elétrico] e o Haval [híbrido].

“A Expo atendeu todos os nossos propósitos: mostramos nossos carros que se notabilizam na linha de veículos de novas energias, potentes, eficientes e inteligentes, que reduzem o impacto ambiental. Foi possível ampliar a visibilidade da marca e também vender. Foi muito bom! Voltaremos no ano que vem”, assegurou Carlos Renato Pombalino, da E-Brum.

Para o presidente Milton Gaiari, a satisfação dos expositores contagia a todos da Sociedade Rural de Umuarama. “Trabalhamos sempre para que a lista de produtos da Expo Umuarama seja abrangente e surpreendente, para que os visitantes voltem para suas casas convencidos de que nossa região caminha sintonizada com os grandes centros do agronegócio e de tudo o que está ligado a ele”.

Divulgar e conscientizar

Como sempre, a 49ª Expo Umuarama se mostrou favorável para o intercâmbio de conhecimentos, colocando em sua agenda de eventos técnicos uma série de assuntos emergentes, discutidos em seminários, cursos, oficinas e palestras. O 21º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural reuniu cerca de 500 participantes, em um dia repleto de atividades para elas.

Alternativas de diversificação agrícola, propícias e promissoras para a região, como ovinocultura, olericultura, fruticultura, pecuária de leite, turismo rural e agronegócio, entraram na pauta, assim como outros temas relacionados à implementação de projetos sustentáveis e de fomentação ao empreendedorismo.

Para isso, a Expo Umuarama contou com parcerias importantes, como IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Instituto Água e Terra, Secretarias de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Turismo, Copel, Sanepar, BRDE, Celepar, Fomento Paraná, Assembleia Legislativa, Itaipu e instituições financeiras como Sicredi (patrocinadora máster) e Sicoob, que este ano aumentou sua atuação no evento.

Outra meta da Expo Umuarama foi a de proporcionar clima festivo para confraternizações. Muitas empresas aproveitaram para promover mais interação com suas equipes, clientes e fornecedores. A Levo Alimentos é uma delas: valeu-se do momento para realizar um coquetel no qual serviu meio de asa de frango assada com novo tempero, a ‘Tulipa temperada Levo’, produto campeão de vendas da marca.

“Não só nesse dia, mas em toda a Exposição recebemos muitas pessoas, que entravam no nosso estande interessadas em saber mais sobre a marca Levo, que nasceu aqui em Umuarama. Isso nos deixava muito satisfeitos. Com certeza voltaremos no ano que vem”, disse gerente de Operações da indústria, Fábio Loch.

Bom destacar que os dividendos de uma feira do porte da Expo Umuarama extrapolam os muros do Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega. Também lucra com todo esse agito que ela causa lojas da cidade, restaurantes e hotéis –estes tiveram dias de lotação máxima.

Unipar

A Unipar (Universidade Paranaense) marcou presença na 49ª Expo Umuarama de uma forma muito especial, indo bem além do que já vinha oferecendo nas edições anteriores. A Universidade, que se destaca entre as maiores do Sul do país, levou inovação e conhecimento especializado aos visitantes. Foram cursos, workshops, áreas de convívio e muitas outras atrações que engrandeceram a agenda da Exposição.

Um dos destaques ficou para o Hackup Agro, uma maratona focada na busca por soluções brilhantes para os desafios enfrentados pelo agronegócio de Umuarama e região. E realmente foi espetacular. “Ficamos muito satisfeitos com essa grande participação da Unipar, através dos seus professores e alunos, dos mais variados cursos. Vocês realmente nos ajudaram a fazer a melhor exposição até aqui”, declarou Gaiari.

Números

Inicialmente, as expectativas da comissão organizadora da Expo Umuarama eram de reunir 300 mil visitantes e movimentar negócios acima de R$ 100 milhões. “Se considerarmos as vendas que serão realizadas pelas empresas após a apresentação de produtos e serviços durante a Expo, tenho certeza de que esse montante será superado”, afirmou Gaiari.

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima