

Memórias e anúncios estratégicos marcam início do jubileu de ouro da Expo Umuarama
O jubileu de ouro da Expo Umuarama começou com um brilho especial, na noite desta quinta-feira (13). A solenidade de abertura foi marcada por citações de reconhecimento, lembranças emocionadas e anúncios importantes para o desenvolvimento regional, característica do evento. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, ressaltou o […]
O jubileu de ouro da Expo Umuarama começou com um brilho especial, na noite desta quinta-feira (13). A solenidade de abertura foi marcada por citações de reconhecimento, lembranças emocionadas e anúncios importantes para o desenvolvimento regional, característica do evento.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, ressaltou o tamanho da Expo, que cresce a cada ano. Ele trouxe uma saudação especial do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao presidente da SRU, Milton Gaiari, e aos visitantes da exposição.
Também estiveram presentes os deputados federais Zeca Dirceu (PT) e Tião Medeiros (Progressistas). Ambos se comprometeram em trabalhar pela destinação de recursos para o desenvolvimento da olericultura no município. O pedido foi feito pelo prefeito Fernando Scanavaca, que quer fortalecer o setor.
Scanavaca anunciou que está em tratativa com a UEM (Universidade Estadual de Maringá) para a instalação de um curso de medicina no campus da instituição de ensino, em Umuarama. Seria o segundo curso superior nesta área, na cidade.
A UEM está presente na Expo Umuarama 2025 com uma área de aproximadamente 2 mil metros quadros, no Pavilhão de Indústria e Comércio. São muitas atrações, entre elas o Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar), o giroscópio humano e a mostra sobre a mata atlântica, com réplicas de animais que habitam o bioma.





O reitor Leandro Vanalli, que já foi professor da universidade em Umuarama, agradeceu a Sociedade Rural pela parceria e afirmou que a expectativa é que milhares de pessoas visitem o local.
Em um discurso repleto de memórias, o ex-governador Orlando Pessuti reiterou seu carinho pela Expo Umuarama e pelos umuaramenses. Lembrou dos momentos de intensa alegria no evento e também de um grande susto, ao sofrer um infarto. Foi socorrido pelo médico João Jorge Hellu, do Hospital Cemil.
“Salvou minha vida. Pediu para eu diminuir o ritmo, mas 15 dias depois eu estava carregando novamente uma grande carga de stress. Não sei viver de outra forma”, disse Pessuti, que atualmente é diretor administrativo do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Milton Gaiari enalteceu a importância do trabalho em equipe para que um evento da magnitude da Expo Umuarama saia do plano das ideias para a realidade. “Eu não sou a melhor pessoa nas palavras, mas tudo o que eu faço, eu gosto de fazer bem feito. E se é para fazer para as pessoas, precisa ser especial. Umuarama merece o nosso melhor”.
A Expo Umuarama terá uma programação intensa nesta sexta-feira (14), tanto na agenda técnica (do agro) quanto na área política. O presidente da Itaipu, Hênio Verri, visitará o evento às 14h. No início da noite acontecerá a sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná, com deputados estaduais de todo o Estado.
A agenda de shows será aberta às 23h30, com Luan Santana.





