Seminário na Expo Umuarama prepara fruticultores para aumento da produção


A tarde desta segunda-feira (13) foi marcada por mais uma palestra técnica na 48ª Expo Umuarama/21ª Internacional. Cerca de 100 produtores e estudantes participaram do Seminário de Fruticultura realizado no anfiteatro Admar Uliana Filho, na Sociedade Rural de Umuarama (SRU).

O seminário, que teve início às 14h, tratou da produção de frutas na região e trouxe informações importantes para o manejo de cultura e ampliação da área cultivada. “Nosso principal objetivo é mostrar para os produtores da região o potencial que nós temos na fruticultura, que precisa ser cada vez mais profissional”, afirmou o engenheiro agrônomo e mestre em fruticultura Eduardo Augustinho dos Santos.

Ao todo foram três palestras dentro do seminário: Poda de Goiaba; Pulverização na Fruticultura; e Fruticultura como Potencial Regional. “Todas as palestras foram voltadas para culturas com alta densidade de renda. Atividades que o produtor consegue ganhar dinheiro e fazer a manutenção da sua família em áreas pequenas. Tudo isso também pensando no desenvolvimento local e regional”, pontuou o gerente regional do IDR-PR, Rafael Meier de Mattos.

Para o fruticultor Márcio Adriano das Neves, de Cruzeiro do Oeste, que produz laranja, caqui e abacate e faz a comercialização nas feiras do produtor em Umuarama, o seminário foi uma ferramenta importante para tirar dúvidas e diminuir as perdas com as pragas que afetam sua produção. 

 “Palestras como estas sempre trazem informações que agregam muito conhecimento para todos. A maior dificuldade que eu enfrento hoje lá na minha propriedade é com relação aos fungos e algumas pragas, porque não há produtos específicos para eles. Com estes conhecimentos espero melhorar a minha produtividade a partir de agora”, planeja.

Bernardo Faccin, técnico agrícola, que palestrou sobre tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, explicou que a aplicação de produtos defensivos precisa ser feita da forma correta, caso contrário, o produtor pode ter problemas.

 “A tecnologia de aplicação, é fundamental tanto para os produtores de frutas, quanto para outros produtores. A ideia é apresentar as tecnologias que possibilitem uma aplicação de defensivos com maior eficiência melhorando o controle das pragas ou plantas daninhas e também evitando a contaminação do meio ambiente, o que pode trazer problemas sérios para os fruticultores”, explicou.

Manejo adequado

Outra situação que contribui para melhorar a produção das frutas é o manejo das áreas plantadas. Conforme o pesquisador do polo regional de Pesquisa e Inovação de Santa Tereza do Oeste, Ronaldo Hissayuki Hojo, existem formas corretas de produzir e colher as frutas, e tudo isso vai depender de como são respeitados os ciclos de produção. 

 “A questão é planejar, seja o fruticultor que tem uma área de 1 hectare ou mais. Ele precisa programar os ciclos para poder ter rentabilidade e evitar perdas”, explicou ao dizer que a colheita é um dos momentos que mais requer planejamento.

Demais palestras

A programação técnica da Expo Umuarama segue até a próxima sexta-feira (17). Nesta terça-feira (14) acontece o Seminário de Avicultura; na quarta-feira (15) será a vez do Seminário da Cultura da Mandioca; na quinta-feira (16), será realizada a Tarde de Campo de Pecuária de Corte e na sexta-feira (17), encerrando as atividades técnicas, acontecerá o Seminário de Pecuária de Leite.

Os seminários são uma realização da SRU em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e acontecem dentro da programação da Expo Umuarama, sempre a partir das 14h.